segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Robô Curiosity pousa em Marte e já envia fotos


sonda Nasa em Marte 
Missão da nave, que custou mais de R$ 5 bilhões, 
é descobrir se já houve vida no planeta

O robô Curiosity (Curiosidade, em português), da Nasa, pousou em Marte por volta das 2h da manhã desta segunda-feira (6) e já enviou as primeiras imagens do planeta. Houve muita comemoração por parte dos técnicos da agência espacial americana que acompanharam a viagem da nave até Marte e seu pouso, principalmente quando a sonda enviou suas primeiras imagens (ver abaixo). Os técnicos se abraçaram, aplaudiram, gritaram e até choraram com a confirmação do pouso do robô, que é uma espécie de jipe com seis rodas, em solo marciano.

A Curiosity viajou cerca de 566 milhões de quilômetros da Terra até Marte, a uma velocidade aproximada de 3.600 metros por segundo. Sua entrada na atmosfera marciana foi tranquila, os equipamentos para frear o foguete que levaram o pequeno 'jipe' de pesquisa da Nasa funcionaram bem . A nave pousou suavemente no solo de Marte e está pronta para continuar sua missão, que custou mais de R$ 5 bilhões e pretende descobrir se já existiu vida no planeta.

Primeiras imagens de marte sonda Curiosity
Acima, as primeiras imagens enviadas pela 
nave Curiosity diretamente de Marte

O pouso da nave em Marte era complicada porque sua atmosfera é cem vezes menos densa do que a Terra, o que tornava a operação bastante complexa. O atrito atmosférico não é suficiente para frear a queda, por isso, na altura de 11 mil metros da superfície marciana, foi aberto um paraquedas supersônico de 16 metros de diâmetro, o maior já construído pela Nasa, pesando 45 quilos, capaz de suportar uma força de 29.500 quilos.

Ao entrar na atmosfera de Marte, a sonda passou por uma metamorfose: deixou sua forma cônica, a uma temperatura de 900 graus, e se tornou algo parecido como uma aranha mecânica, pousando na cratera Gale.

A Curiosity, lançada em 26 de novembro de 2011 e que terá uma missão de dois anos em Marte, foi criada para investigar se Marte é ou já foi capaz de abrigar formas de vida.

A atmosfera de Marte, composta principalmente por dióxido de carbono, com presença de nitrogênio e carbono, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e outros gases.

Fonte: noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário