sexta-feira, 24 de abril de 2015

Em PE, entidades médicas fazem manifesto contra redução da maioridade penal


Órgãos se reuniram na sede do Cremepe, no Recife. (Foto: Penélope Araújo/G1) 
Órgãos se reuniram na sede do Cremepe, no Recife.
(Foto: Penélope Araújo/G1)

Convocadas pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), várias entidades se reuniram, na manhã desta sexta-feira (24), para elaborar um manifesto contra a redução da maioridade penal. Participaram a reunião, que foi realizada na sede do Cremepe, no Recife, representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e a Associação Médica de Pernambuco (Ampe), além da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Secretaria de Saúde do Recife, Associação do Ministério Público de Pernambuco e Frente Nacional contra a redução.

De acordo com o médico Sílvio Rodrigues, presidente do Cremepe, o manifesto elaborado nesta sexta tem o objetivo de mostrar que o adolescente não é um adulto. “Com base em dados científicos e da realidade que a gente vive hoje no país, o adolescente tem características físicas e psicossociais que não são as mesmas do adulto”, aponta.

Rodrigues lembra também que a ação procura reverter o entendimento de que homicídios praticados por adolescentes são frequentes. “A gente vê isso nas emergências, sabemos que o adolescente não é o algoz de nada, ele é vitima de todo um sistema que não cuida da inclusão social”, destaca.

Uma nota publicada pelo Cremepe, Simepe e Ampe também pontua que “defendemos que os artigos constitucionais de proteção às crianças e aos adolescentes ratificados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) são cláusulas pétreas e sua alteração configura um retrocesso à democracia e aos direitos na infância”. De acordo com o Cremepe, o manifesto construído nesta sexta-feira (24) deve ser entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário