sexta-feira, 6 de março de 2015

Hospitais de PE atenderam 4.300 mulheres vítimas de violência em 2014



A maioria das vítimas tem idade entre 19 e 39 anos.
(Reprodução: Internet)

Um levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Pernambuco aponta que, em 2014, mais de 4.300 mulheres vítimas de violência foram atendidas nos hospitais públicos e particulares do estado. A maior parte das mulheres agredidas tem entre 19 e 39 anos e, na maioria das vezes, são vítimas dos próprios companheiros ou pais.

Dentre as unidades que podem prestar atendimento às vítimas, está o Serviço de Atendimento à Mulher Wilma Lessa, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Seja qual for a agressão - física ou sexual -, as unidades de atendimento como o Wilma Lessa têm estrutura para receber as mulheres. “Muitas vezes elas desconhecem o serviço. O importante é que elas tenham o conhecimento do direito de procurá-lo”, explica Letícia Katz, coordenadora de atenção à saúde da mulher da Secretaria Estadual de Saúde.
Letícia explica que o horário de maior frequência de casos é das 18h à meia noite e aos domingos, o que coincide com o período em que as mulheres e seus companheiros geralmente estão em casa. Ela lembra ainda que, procurando atendimento na unidade Wilma Lessa, as mulheres têm toda a assistência necessária. “Elas têm privacidade, não precisando se deslocar para fazer exames, por exemplo”, pontua.
“Na Região Metropolitana você ainda conta com o Cisam, com o Imip, no interior do estado, nos hospitais regionais de Caruaru, Petrolina, São Lourenço, todos eles fazem esse atendimento. Neste ano estão se qualificando mais unidades em Goiana, Arcoverde e Garanhuns, para esse atendimento especializado”, aponta ainda a coordenadora.

Serviço
Serviço de Atendimento à Mulher Wilma Lessa
Hospital Agamenon Magalhães
Estrada do Arraial, 2723 - Casa Amarela
(81) 3184.1740

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário