quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Pesquisa PoderData: No 1º turno Lula tem 43%, Bolsonaro 35% e Ciro Gomes 7%


 
(Reprodução: poder360.com.br) 

Pesquisa PoderData realizada de 31 de julho a 2 de agosto de 2022 mostra que o quadro para a sucessão presidencial segue estável. Hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% das intenções de voto no 1º turno, enquanto Jair Bolsonaro (PL) marca 35%. Os demais candidatos, juntos, somam 15%. 

Pouco mudou em relação a 15 dias antes. O petista manteve o percentual da rodada anterior, enquanto o atual presidente oscilou negativamente 2 pontos percentuais –variação dentro da margem de erro de 2 p.p.. 

Ciro Gomes registra 7% das intenções de voto. Simone Tebet marca 4% e André Janones, 2%. Eymael e Felipe d’Avila tem 1% cada um. Os outros nomes testados não tiveram menções suficientes para pontuar. 

A pesquisa PoderData foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 29 de junho. A lista de nomes testados reflete o cenário mais provável à época. O cenário deve se afunilar nos próximos dias: André Janones – com 2%, está à beira de sair da disputa. Deve apoiar o PT; Luciano Bivar – desistiu, mas no seu lugar entrou Soraya Thronicke; Pablo Marçal – pode ser rifado nos próximos dias. O Pros articula apoio a Lula. 

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 31 de julho a 2 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08398/2022. 

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. 

Fonte: www.poder360.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário